Um casamento dá certo não porque você recebe mensagem carinhosa nas redes sociais, joia e cartão romântico na mesa do café da manhã no aniversário de 20 anos de casados. Nem por uma viagem a Paris ou um jantar num restaurante sofisticado. Isso é a cereja do bolo. Para fazer o bolo é que são elas! São necessários bons ingredientes, bater as claras em neve, reservar, bater as gemas com o açúcar e a manteiga, depois o leite, a farinha (enquanto isso já colocar o forno para pré-aquecer a 180 graus), por fim adicionar as claras e o fermento. O bolo ficará macio e saboroso. O recheio e a cobertura são preferência de cada um.
Então, o casamento é como fazer um bolo. Se você todo dia fizer esse bolo básico caprichado, ele vai ficar gostoso, uma hora pode usar um recheio diferente, em outra uma cobertura e assim ao longo do tempo seu bolo vai ganhando camadas e novos sabores.
Casamento dá certo quando os dois fazem esse bolo crescer: cuidando um do outro para no final evoluírem juntos, serem pessoas melhores, viverem dias mais felizes. Sabe quando seu marido extrai uma pinta? Nada importante. Mas você faz o curativo. E se você tem dor de cabeça, ele dá o comprimindo para você. Ah, se esqueceu de levar alguma coisa para o quarto, ele sobe 17 degraus e traz para você.
Na minha última consulta ao cardiologista, enquanto aguardava ser chamada, recebi uma mensagem muito simples, mas igualmente especial. “Boa consulta, estou na torcida para que esteja tudo bem e que minha ‘jovem senhora’ me acompanhe por muitos anos!” Exceto pela “senhora”, essa é uma demonstração de amor verdadeiro, de querer bem, de cuidar, aliás a própria consulta foi ele quem marcou. Talvez seja por tudo isso que meu coração, como diz o médico, é de uma menina.
Para comemorar nossos 20 anos hoje já encomendei um bolo à altura. Te amo, Luciano Figueiredo.
Campinas, 05/05/2021