Ponto da Notícia Comunicação

logo site ponto da notícia

Ela na terceira divisão

ponte preto terceira divisão

54 anos é quase uma vida, ou mais da metade dela. Tempo de mais, tempo de menos, a depender do ponto de vista. Faz metade disso que ela o vê ir ao estádio no fim de semana e no meio, com sol ou chuva, vento ou garoa, frio ou calor, na primeira, segunda ou terceira divisão. As alegrias poucas, quase sempre a luta é não cair, subir é raro, ganhar um título nunca. Até o dia 8 de abril de 2023.

Por muitos anos também o acompanha, leva as filhas com camisa oficial e carteirinha de sócias-mirim. A cadeira cativa dele sempre lá, nunca vazia. Paixão é isso. Não abandona, nem nos piores momentos, ainda que seja para xingar do alambrado.

Começa cedo, bem menino, recém-saído da fralda indo com o pai. No campo, só diversão, toma sorvete e come pipoca, brinca com outros pequenos torcedores, solta palavrão sem ser calado. Até assistir treino é bom nessa época de menino, poder empinar pipa na arquibancada e brincar com a molecada.

Hoje os amigos do campo são de uma vida inteira. Uma das amizades é uma simpática senhora de 93 anos que liga e manda mensagens antes e depois de cada partida. Costuma levá-la para casa após o apito final, porque não tem mais idade para dirigir tarde da noite. Quando demora a chegar, já sabe o motivo.

As histórias de viagens para ver o time jogar fora são muitas, algumas exageradas indo em ônibus com as organizadas. Tempos atrás, na primeira decisão internacional, a Sul-Americana contra o Lanús, da Argentina, vai ao Pacaembu com a euforia de quem já vê a equipe com a mão na taça. Dá empate, mas no jogo de volta a derrota por 2 a 0 é decepção geral.

Faltar a um jogo em casa é proibido. Num aniversário de casamento, tem pressa em terminar o jantar em um dos restaurantes preferidos da esposa e ela sem compreender a razão. Não são nem 9 horas da noite e está com a conta paga a chamar para ir embora. Ao entrarem no carro avisa – agora me deixa no estádio que volto para casa com meu irmão.

Quando ele desce em frente do Moisés, a filha mais velha ainda pequena diz sem dó: – papai gosta mais da Ponte Preta do que de você. Melhor não fazer comparações. Se mesmo sem títulos a Macaca só dava alegria, agora, então, ela (a esposa) caiu para a terceira divisão.

Campinas, 16/04/23

pt_BRPortuguese
Rolar para cima